Fiquei pensando muito nesse assunto esses dias, tava me revirando pra pensar em como explicar sobre a rotina de um blogueiro. Acontece que, não tem a menor possibilidade de falar de chegar aqui pra vocês e simplesmente começar a falar da minha rotina! Vem aqui pra eu te contar o motivo…

Blogueiro não tem rotina!!!

Exatamente isso que você leu… Podemos chegar aqui e postar tudo nos dias que vocês estão esperando, mas não necessariamente temos uma rotina. Não é algo do tipo sentar todo dia num mesmo horário na cadeira e começar a escrever. Não é que nem um advogado, que todos os dias tem que ir pro escritório, fazer suas coisas, ir ao tribunal e pronto.

Somos movidos a paixão, mas isso não significa que todos os dias estaremos prontos pra blogar, blogar e blogar. Às vezes você não tá de bom humor no dia, não tá afim de escrever, então não escreva! Não faça algo mal feito, isso transparece para os leitores, garanto.

Para ser um blogueiro, você tem que estar na constante busca de algo legal pra trazer para os seus leitores, ou seja: esqueça a rotina! Algum dia você vai se encontrar toda produzida (no caso do meu blog), pra fazer um look do dia, no outro você vai assistir o pôr do sol em um parque, porque você quer dar um bom motivo para que os seus leitores frequentem o lugar que você está indicando.

Vai te exigir esforço. Vai te exigir força de vontade. Vai te exigir amor. Vai te exigir paciência. Teu blog não vai crescer da noite pro dia, acostume-se com esse pensamento. Mas mesmo assim você vai amar. Vai ser o teu refúgio. Você vai ter que encarar o mundo, conversar com pessoas, sobre assuntos que você não gosta, mas vai chegar no teu cantinho, e ter um momento teu. Especialmente teu.

blogueiro-rotina

Mas se não tem rotina, é tudo meio desleixo?

Claro que não. A partir da hora que você começa a ter leitores, você cria um compromisso com eles. Você tem que postar nos dias que eles esperam. Eles esperam isso de você, anseiam por isso. Isso requer uma organização da tua parte, mas não necessariamente uma rotina. Até porque, todo dia tem algo novo, algo de diferente pra experimentar sobre esse meio.

É algo que quanto mais você sabe, mais aparecem coisas te provando que você ainda não sabe de nada. E você tem que se atualizar, caso queira ser bom no que faz (creio que todos querem isso, independente da carreira). Não se acomode no que sabe fazer, a internet está sempre em constante evolução, e se você quer trabalhar nesse meio, você tem que acompanhar o fluxo.

Acham que você só senta pra fazer um post, e as ideias saem do nada. Não se deixe levar pela desvalorização que as pessoas dão ao que você faz. Ser blogueiro é muito mais do que isso!

blogueiro-rotina

Até agora você falou, falou, falou, mas nada muito pontual…

Sinceramente, eu não sei muito bem como falar pra vocês sobre uma rotina certinha pra vocês, seria mentira! Nem sempre estou fazendo posts, muitas vezes estou procurando inspiração, estou cuidando de outras coisas do blog… Seja da parte técnica, visual, redes sociais, divulgação… Tudo isso exige muita atenção da nossa parte.

Ser blogueiro não é apenas fazer o post. Sabe quando te dizem que quando for escolher o namorado, também preste atenção na família que acompanha, pois faz tudo parte de um pacote? Hahaha. Então, com o blog é basicamente a mesma coisa. Obviamente que o contexto é outro né, mas parando pra analisar, é bem isso mesmo.

Quando estamos querendo fazer um blog, temos que cuidar de tudo que envolve ele. Seja o layout, a fonte dos posts, o dia e horário dos posts, SEO, tags, imagens bonitas, redes sociais para manter os leitores sempre atualizados, atualizar de fato as redes sociais, cartões de visita, workshops, networking… Falei demais, mas poderia citar muitas outras coisas que vem acompanhadas com o sonho de ter pessoas que te acompanhem sempre.

blogueiro-rotina

Então vamos ao ponto: a rotina de cada um varia. Eu não posso chegar aqui e passar uma “receitinha” de como organizar o teu blog. Sabe por quê? Cada um tem um ritmo. Eu por exemplo, tenho apenas a faculdade. No entanto, tem gente que tem trabalho, às vezes mais de um, é casado, tem filhos… Fora que separarmos um tempo pra gente, pros nossos filmes, nossos amigos, nossa família, nossos exercícios, são essenciais.

A tua rotina vai corresponder com o modo que você leva a tua vida, e também com o teu psicológico. Há quem trabalhe com o blog e precise postar de segunda a sexta, há quem sobreviva através de outros meios e só possa postar uma vez na semana, por exemplo. Já mencionei uma vez aqui que de nada adianta postarmos sempre, se não oferecermos conteúdo de qualidade. Preze sempre pela qualidade, mesmo que isso signifique postar 1 vez a cada 2 semanas.

blogueiro-rotina

O tempo só será seu inimigo, se você colocar mil tarefas pra fazer além do que ele te permite.

Caso contrário, você se dará muito bem com o tempo, garanto. Claro que muitas vezes estamos super dispostos e nos dá vontade de escrever mil coisas em um dia. Se acalma! As coisas não funcionam desse jeito, então respeite o seu tempo. Não ponha na tua agenda que vai fazer 10 posts em um dia se você não conseguirá. A única coisa que isso te trará, é frustração. A partir daí, a tendência é só piorar, pois o sentimento de desistência vai começar a aflorar na pele.

Vejo por aí muitas pessoas querendo desistir, seja do blog ou do youtube. A única coisa que eu digo, é NÃO DESISTA!!! Isso é uma questão de reorganizar o seu tempo. Se não está dando certo desse jeito, tente de outro. Tente outra agenda, tente mudar a tua rotina. Quando temos o nosso próprio blog ou nosso próprio canal, viramos nossos próprios chefes, e isso é ótimo! Desse jeito você poderá mexer nos teus horário e fazer com que ele se adeque a você, sem precisar deixar de lado o que ama. Não esqueça do compromisso com os leitores, você é blogueiro e tem quem te acompanhe, precisa avisá-los das mudanças.

Ser blogueiro é amor! Enquanto esse amor vive, tenho certeza que podemos dar um jeito nessa rotina.

tumblr_static_9wnj24rhp5skgwgos4www4008_640_v2

Amores, o post de hoje foi esse! Espero muito que tenham gostado e tenha inspirado alguns de vocês. Falei do comprimisso com os leitores agora no fim do post justamente porque tenho algo a falar: gente, a partir de hoje, o blog passará a ter 2 posts por semana, estou cortando os de sexta. Estou passando por uns problemas pessoais no momento, pensei em dar uma pausa pra depois voltar com tudo, mas não sei se consigo, então no momento tentarei desse jeito. Caso não dê certo, vou para apenas 1 post, e assim por diante. Espero que entendam, e assim que possível estarei de volta com as 3 postagens semanais e muitas novidades.

AINDA NÃO ACABOU!

Este foi um post de blogagem coletiva. Achei o assunto super legal, e caso vocês tenham achado também, podem dar uma olhada nos posts das meninas! Elas são todas blogueiras ÓTIMAS (não falo pra puxar o saco, são todos blogs maravilhosos mesmo), e garanto que vale a pena usar um tempinho pra dar uma olhada lá.

A cada 15 dias, nas terças, estaremos vindo aqui conversar com vocês sobre um tema em comum, e muitos ângulos diferentes poderão ser vistos, então não percam! 

Convido a todos então, a conhecer os blogs das meninas: http://taayvargas.com/, http://joyceneves.com/http://jadeamorim.com.br/http://www.blahoestraich.com.br/.

 

Por hoje é isso, gente! Beijosss, e até o próximo post!

Você também pode gostar:

6 comments

Reply

Não preciso nem dizer que estou encantada com essa publicação. Realmente, não temos uma rotina certinha. É conforme as coisas vão fluindo. Também tenho batido na mesma tecla sobre fazer vários posts mal feitos, prezar a qualidade é muito melhor <3 <3
Amei demais Isa <3 e tenha fé que as coisas vão se resolver!
bjuxxx
http://www.taayvargas.com

Reply

Qualidade > quantidade. Hoje eu tenho uma quantidade até razoável por conta da minha comodidade com a velocidade de produção, principalmente por conta da faculdade que me fez desenvolver uma agilidade maior para produzir sem perder a qualidade, sem contar que tenho mais tempo e desenvolvi um método de organização bem metódico. hahaha
Mas antigamente era um post por semana em fases difíceis, isso quando eu não deixava o blog de lado porque simplesmente NÃO DAVA.
Adorei o post, de fato essa liberdade que ser blogueira e nosso próprio chefe nos dá é ótimo para nos organizarmos.

Beijos.

Reply

Muito bom o post e bem esclarecedor. Realmente não temos rotina, e meio que trabalhamos 24hs porque a qualquer momento podemos ter uma ideia ou sentir inspiração de escrever ou postar algo em alguma rede social né?! Muito legal essa blogagem, já fui conferir os outros posts!

Reply

Isa, não sabe como esse post me fez feliz. Eu mesma tempo muito pouco tempo livre pra dedicar pro blog, mas uso cada minuto que posso pesquisando inspirações e torcendo pra que meus leitores anão me abandonem. Eu tenho vontade de criar um planejamento pra me ajudar, com alguma sorte dá certo! Parabens pelo post!

Reply

gostei! sempre posto de noite, tipo depois das 11pm, pois é sempre o horário que tô chegando em casa e daí fico por aqui até de madrugada, mesmo tendo que acordar cedo no outro dia! hahahahaaaa
:***

Reply

Gostei muito do teu posto de vista e você tem razão, cada um tem o seu tempo e suas tarefas diárias, então, se dedicar com o blog vai depender desta disponibilidade. Cada um vai acabar se encontrando, em qual processo de desenvolvimento é melhor. Beijos
Charme-se

Deixe um comentário

Seu email não será publicado Required fields are marked *